Sexta-feira, 19 de Maio de 2023 | Horário: 19:01

Com expedições ambientais e oficinas de criação de jogos, entre outras atrações, Cidade de São Paulo promove a Semana Municipal do Brincar de 2023

Evento, que tem como tema “A Natureza no Brincar”, será realizado entre os dias 22 e 28 e oferece atividades gratuitas em espaços públicos de todas as regiões do município

A Semana Municipal do Brincar começa nesta segunda-feira (22). A programação da Prefeitura de São Paulo oferece às crianças e a todos que convivem com elas mais de 300 atividades abertas e gratuitas, com o objetivo de estimular o brincar como parte do desenvolvimento. A programação conta com atrações variadas, desde expedições ambientais, brincadeiras nas ruas e jogos de mesa, até espetáculos interativos e oficinas de criação de jogos. Para ter acesso à grade completa, acesse aqui.

O evento faz parte do calendário oficial da Cidade de São Paulo e reúne diversas secretarias da gestão municipal que constroem a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, reunindo áreas como Esportes, Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Cultura, Educação, Inovação e Urbanismo. Para a maior parte das atividades não é necessário realizar inscrição prévia. Basta consultar as informações do evento na programação, chegar e se divertir. No site oficial é possível filtrar a programação por data e região da cidade para criar o seu roteiro personalizado de brincadeiras! Confira alguns destaques a seguir.

Um deles é expedição ambiental dentro do Parque do Ibirapuera. Nos próximos dias 22, 23, 25 e 26, a UMAPAZ abre quatro turmas diárias para a atividade “Aventura Ambiental na Semana do Brincar”. Essa é uma atividade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que existe desde o início da UMAPAZ, em 2006, e busca aproximar as crianças das áreas verdes e sensibilizar, de forma crítica, sobre questões socioambientais e cultura de paz. É possível conferir os horários das turmas e se inscrever previamente para garantir sua vaga clicando aqui.

Na quinta-feira (25) a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) realizará a “Oficina Brincar na Cidade: Território Educador da Brasilândia”, das 14h30 às 16h30. O evento acontecerá na praça que fica entre as ruas José Brito Ferreira e Joaquim Ferreira da Rocha (em frente ao 45º Distrito Policial), é gratuito e será destinado a crianças a partir de 4 anos. A atividade faz parte das ações sobre territórios educadores da Cidade de São Paulo.

Na Semana do Brincar, o público também pode aprender a fabricar seus próprios brinquedos. De 22 a 25 de maio, os Fab Labs São Joaquim/Guarapiranga (M’Boi Mirim), CEU Heliópolis (Ipiranga), CEU Vila Rubi (Capela do Socorro), Centro Cultural da Juventude (Casa Verde) e CEU Anhanguera (Perus), realizarão as oficinas “Corte a laser” de criação de brinquedos e pintura, de quebra-cabeça e de jogos de tabuleiro. Nesta atividade, menores de 12 anos devem ter autorização de um adulto responsável e as peças produzidas poderão ser levadas para casa.

No dia 28, data na qual é celebrado o Dia Mundial do Brincar, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) promoverá. na Vila Mariana, o lançamento do Circuito de Lazer. A programação reúne jogos (Xadrez Gigante, Go, Truco, Corn Hole), esportes (floorball, basquete de rua, futebol de botão, tênis de mesa, atletismo e vôlei), atividades de recreação (bolinha de gude, peteca, ping-pong e pebolim), apresentações esportivas (luta livre e ioiô) e campanhas de saúde. O Circuito de Lazer acontecerá na Alameda Araés, entre os números 1382 e 1418, das 10h às 16h. Após o lançamento, o Circuito será realizado de forma itinerante, por meio do Programa Ruas de Lazer, contando com parcerias voluntárias.

A Semana do Brincar também conta com mesas temáticas que serão transmitidas ao vivo no YouTube da Primeira Infância:

• Na segunda-feira (22), será realizada a abertura oficial da Semana Municipal do Brincar na sede da UMAPAZ, com duas mesas de discussão sobre o tema “O brincar e os elementos da Natureza”. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição.

• Na quarta-feira (24), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Promundo, a Prefeitura realizará o evento “Caminhos para uma Primeira Infância antirracista”. Preencha o formulário de inscrição e participe.

Todas as atividades da Semana Municipal do Brincar foram propostas pelas secretarias que fazem parte da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância: Executiva de Projetos Estratégicos (SGM/SEPE), Educação (SME), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Inovação e Tecnologia (SMIT), Verde e Meio Ambiente (SVMA), Cultura (SMC), Pessoa com Deficiência (SMPED) e Urbanismo e Licenciamento (SMUL), além de Mobilidade e Trânsito (SMT), Habitação (SEHAB) e Esportes e Lazer (SEME). Clique aqui para mais informações.